top of page
15/ABR 19h30 MIS-SC/CIC

MIS - Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina

 

SOBRE O FESTIVAL

   Strangloscope – Experimental Video/Film, Audio, Performance International Festival is the first international festival devoted to the experimental arts field in Florianópolis, Brasil. Its first edition happened in July 18th 2014 and there were another 3 screenings in the same year.Strangloscope’s goal is to achieve at least 4 editions per year. The festival attracts filmmakers from around the world to participate in screenings, live performances, exhibitions and artist’s discussions.

All the Works are selected by Duo Strangloscope but there is one special edition every yearthat is a mix program curated by Duo Strangloscope and an invited program of an international festival. In 2014 Fest Miden shared a program screened over the Florianópolis dunes at Strangloscope 4th edition called From Island to Island. In January,2015 a special programme prepared by Slovak film magazine KINEČKO opened the year activities with a very selective program focused on Czechoslovak experiments with film material and its structure.

   Strangloscope provides local and regional audiences with an opportunity to view a wide varietyof contemporary experimental works focused on artistic excellence.

   Strangloscope is achieving national and international recognition due to the generous participation of great experimental artists such as Saul Levine, Steven Woloshen, Daniel Kötter,Guillaume Vallée, Gilivanka Kedzior & Barbara Friedman [Red Bind}, Tânia Dinis, Esther Urlus,Richard Ashrowan, Distruktor, Lau Focarazzo, Mary Helena Clark, Kate Ewald, Ralitsa Doncheva,Katerina Athanasopoulou, Lubomír Remo, Azucena Losana, Daniel Lima Santiago, Stephen Broomer...

   Strangloscope – Experimental Video/Film, Audio, Performance International Festival is a non-profit organization sustained by the generous support of Duo Strangloscope and enthusiastic audiences.

 

 

01/AGO 

13º Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11

Transformações, Conexões, Deslocamentos

01 de Agosto de 2017 ás 16h30 na Sala 402 - Centro de Comunicação e Expressão da UFSC - [ParaAlémDas] GAiOLaS

O evento contará com uma ampla grade de atividades culturais, confiram só:

Sobre o Evento:

"Em 2017, o Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil) irá sediar, junto com o Seminário Internacional Fazendo Gênero 11, a 13ª edição Women’s Worlds Congress, que terá lugar pela primeira vez na América do Sul. Este é um evento que reúne a cada três anos mulheres de todas as partes do mundo, tanto da academia como do ativismo. O encontro mobiliza setores diversos do feminismo, que vêm conquistando espaços nas últimas décadas, promovendo debates, releituras e autocríticas. A luta feminista é cotidiana, repleta de desafios, e ela se atualiza nas discussões promovidas em cada encontro, nas trocas de experiências, propostas de ação e no aprofundamento de situações locais.
Depois de passar por Israel, Holanda, Irlanda, Estados Unidos, Costa Rica, Austrália, Noruega, Uganda, Coreia, Espanha, Canadá e Índia, é a vez do Brasil sediar o Women’s Worlds Congress, em um único evento, com o Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 de 30 de julho a 4 de agosto de 2017. A temática que norteará o encontro é “Transformações, Conexões, Deslocamentos”. Com isso, queremos alargar esse lugar de diálogo para uma perspectiva mundial, afastada da hierarquia Norte-Sul, ou seja, um espaço onde se possa ouvir outras vozes, novas propostas, valorizar saberes, ampliar horizontes de estudo e de ativismo. Desse modo, seremos capazes de pensar e propor perspectivas inclusivas para os estudos feministas e possibilidades de construção feminista. "

Para mais informações é só clicar aqui

25/OUT 20h Templo Ecumênico - UFSC
CANCELADO 

Devido aos problemas estruturais do Templo Ecumênico causados pela chuva, a apresentação teve que ser cancelada. Desde já, muito obrigada por acompanharem... caso seja remarcada outra apresentação, avisaremos.

SOBRE O PROJETO

   A primeira edição do Experimenta, que na semana de 23 a 27 de outubro, vai levar aos diversos locais da UFSC várias atrações culturais como dança, música, teatro, performances além de workshops que vão proporcionar à comunidade universitária e local uma semana inteira de espetáculos nas mais diversas formas de expressão artística.

  O Experimenta abre às 20 horas do domingo, dia 23, com o espetáculo “O ano em que sonhamos perigosamente”, do grupo teatral pernambucano Magiluth. O evento prossegue até o dia 27, com várias exibições que se que se espalham pela Universidade: o varandão do CCE receberá espetáculos de dança e música; o auditório do EFI, coral e orquestra; o Centro Ecumênico terá performances de dança e música; dentre outras atrações.

  Aberto ao público e gratuito, o evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC que pretende criar um “supercircuito” de arte e cultura que vai tomar conta de diversos espaços da UFSC no mês de outubro.

“Experimentar” significa incentivar a produção no campo das artes e aproximar essas diferentes linguagens artísticas. “Queremos mostrar o que a UFSC produz em relação às artes, mudar essa ideia que a arte é só extensão. Arte também é pesquisa e produção” explica a Secretária Maria de Lourdes Borges.

28 à 30/JUN 2017 em FAFE-Portugal

 

II FEIRA DE TEATRO DE BONECOS E FORMAS ANIMADAS - FAFE, PORTUGAL, 2017.
 

A FEIRA é um espaço privilegiado para promoção de espetáculos que pretendam ser conhecidos e divulgados em diferentes circuitos, festivais e outros locais que se interessem pela programação deste teatro. Foi concebida como espaço de mostra artística e local de encontro entre criadores e produtores, programadores de circuitos nacionais e internacionais. Pretende facilitar o diálogo e negociações, para que os espetáculos apresentados possam ter mercado de trabalho que garantam a sua continuidade e partilha com diferentes públicos.

 

A nossa participação está condicionada a arrecadação de verba para custear as passagens aéreas. Em [ParaAlémDas] GAiOLaS, na sua origem, queria trabalhar uma sensação que me perturbava, que me rodeava. Era um momento difícil na Universidade, nas relações pessoais e profissionais. Mas quando iniciei minhas intervenções pelo centro de Florianópolis/SC, algo muito forte se sobressaiu: a violência contra a mulher, e digo que era especificamente desse tipo, pois o que ouvia não seria dito em nenhum momento para qualquer homem. As coisas foram acentuadas. Foi nesse momento que percebi que o que eu tratava na verdade e deveria ser o foco é a violência contra a mulher. Isso já está no meu cotidiano, pelo simples fato de ter nascido mulher e, com isso, sutilmente ser atingida. Mas no momento da ação percebi que isso é muito mais forte, que está dentro de cada um e na menor chance de sair, vai sair! É sobre isso o espetáculo [ParaAlémDas] GAiOLaS, eu conto com o meu corpo e com os números. É uma discussão necessária que se utiliza de uma linguagem/estética diferenciada e elaborada. Teremos a oportunidade de levar isso à Portugal, dados brasileiros, corpo brasileiro... uma discussão que pode ir além. Mas precisamos de apoio pra chegar lá, que são com as passagens aéreas/visto. Outros gastos a Feira de Portugal irá arcar, sensibilizados pela estética e temática eles nos deram essa oportunidade. Mas ainda precisamos de todo o apoio possível. Como? É só entrar em: https://www.kickante.com.br/campanhas  e contribuir. E vamos levar um trabalho feminista para além do Brasil. Espero contar com a ajuda de todas e todos.

05 DE JUNHO DE 2017 ÁS 20h

 

CCE/402 no Bloco Redondo

III Semana da Dança UFSC

  A 3ª Semana da Dança da UFSC visa à produção e à realização de ações artísticas, educativas e culturais em dança. O evento ocorre entre os dias 01 e 08 de junho de 2017 e reúne diferentes propostas artísticas que se apresentam em forma de dança. A programação é diversificada e aberta a todos e pretende contemplar a multiplicidade de conhecimentos produzidos na área da dança.

 Durante oito dias, artistas da dança, comunidade e público se reúnem para experimentar, conhecer, debater e assistir dança em seus diversos modos de manifestação. A terceira edição da Semana da Dança UFSC conta com apresentações de espetáculos nacionais e internacionais, exposição de processo criativo em dança, performances e ensaio aberto. O público ainda tem a oportunidade de vivenciar diferentes oficinas de dança.

  O renomado grupo catarinense Cena 11 apresenta seu novo espetáculo Protocolo Elefante. O bailarino japonês radicado na Alemanha, Tadashi Endo faz uma palestra/demonstração sobre sua trajetória na dança Butoh e apresenta o espetáculo Ma. As artistas Sandra Meyer, Diana Gilardenghi, Paloma Bianchi e Milene Duenha apresentam o espetáculo Narrativas em Dois Corpos e compartilham o seu processo criativo em um delicioso Café com Dança. A bailarina Ana Alonso convida o público, na oficina Espaço Corpo, a uma experiência dançada nos espaços externos da UFSC.

  Destaca-se ainda o ensaio aberto/oficina da Grão Cia. de Dança, a apresentação do espetáculo Para Além das Gaiolas com a performer Daniele Viola, a performance   de Dança  e Percussão Afro do Coletivo Abayomi e a exposição do processo criativo do espetáculo Peso Bruto com a presença da bailarina Jussara Belchior.

Todas as atividades são gratuitas e acontecem nos espaços da UFSC, entre eles, o auditório Garapuvu, as salas multifuncionais do Centro de Cultura e Eventos, as novas salas multiuso e a Caixa Preta do curso de Artes Cênicas (ART) e o Laboratório de Dança do CDS.

  A Semana da Dança é um evento promovido pela Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte/UFSC) em parceria com as professoras Vera Torres (DEF/CDS) e Débora Zamarioli (ART/CCE). Conta também com o apoio do Centro de Desportos e do Centro de Comunicação e Expressão, assim como do Departamento de Cultura e Eventos da UFSC.


3ª SEMANA DA DANÇA da UFSC – 2017
01 a 08 de junho
 
Curadoria, organização e coordenação:
Vera Torres, Débora Zamarioli, Maria de Lourdes Borges e Rosemar da Silva.
 
Equipe de Produção: Ana Lúcia Moraes, Aline Ferreira de Freitas, Fernanda Maria Cherem Luft, Fernando Perosa, Ivo Caoê Baptiston, Madalena Brito e Ricardo Melnik.
 
Identidade Visual: Mônica de Souza
 
Realização: SeCArte/ UFSC
 
Apoio: Departamento de Cultura e Eventos/SeCArte/UFSC
 Departamento de Artes/CCE/UFSC
  Centro de Desportos/UFSC

PROGRAMAÇÃO: https://www.facebook.com/semanadancaufsc/

 

21/Jun 2017 - Sesc-SC

No teatro do Sesc Prainha - Florianópolis ás 20 horas

Se você ainda não conseguiu nos assistir, esse é o momento. Dia 21, quarta feira, esperamos por vocês.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Teatro Sesc (Prainha) - Travessa Siryaco Atherino, 100 - Centro

Gratuito

Distribuição de ingressos 1h antes da apresentação. Sujeito à lotação.

Mais informações clique aqui

bottom of page