top of page

EQUIPE

DANIELE VIOLA
Atriz-performer, direção e produção

   

   É graduanda do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente atua como estagiária do setor de cultura do Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (SESC-SC). Foi graduada pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (2009-2013).

   De 2014 a 2015 participou do grupo de pesquisa com máscaras neutras e larvárias (com o Grupo Abaporu), que culminou na apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso “A Jornada de uma experiência: da improvisação à máscara teatral” em abril de 2016 sob orientação da Professora Dr.ª Maria de Fátima de Souza Moretti; banca: Professor Dr. José Ronaldo Faleiro e Professora Msª. Débora Zamarioli.

   Em 2015 foi Monitora na disciplina Consciência Vocal com a professora Drª. Janaína Martins; Compôs a Equipe de Produção do 9º Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA) em Santa Catarina, trabalhando no II Colóquio Internacional FITA. Em 2014 foi estagiária voluntária no Laboratório de Iluminação do curso de Artes Cênicas da UFSC sob orientação do servidor técnico Gabriel Guedert; Fez parte da equipe de produção do 8º FITA na área de logística de transporte, assim como na 7ª edição do FITA.

  Participou dos Espetáculos como atriz de “Hoje é Dia de Rock” (2012), "Mulheres Vermelhas (2010-2012) e "Quintal, a ponte do tempo" (2009) dentro da ONG Ribeirão em Cena; como atriz e coreógrafa de "Relíquias do Sangue e Sara" (2007-2008) e "Agonia de uma Célula" (2006-2007) com o grupo da Casa da Ciência (Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto).

   Tem interesse nas áreas de treinamento de atores e atrizes, máscaras, sombras e performance, os estudos nesta última área foi o ponto onde surgiu a pesquisa de [ParaAlémDas] GAiOLaS.


   

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FABRICIO GASTALDI
Codireção e produção
 

   Graduando da 7ª fase o curso de Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Federal Santa Catarina (UFSC). Bolsista do projeto “Poéticas das Alteridades e da Diversidade” vinculado ao Grupo de Pesquisa em Performance e Tecnologias coordenado pelo Professor Dr. Rodrigo Garcez. Diretor artístico cultural do Grupo Acontece Arte e Política LGBT.

   Atua desde 2013 com produção cultural, já tendo realizado:

2013: performance selecionada 17ª Encontro Nacional de Estudantes de Artes, sediado em Vitória ES, com a performance “Descorpoção Construal” em parceria com os artistas Gregori Homa, Amanda Fontanella e Caroline Gangneli.

2014: produção e organização da V Mostra Acadêmica de Artes Cênicas da UFSC com o tema: “2000 e Catarse”. A mostra contou com mais de 20 apresentações artístico culturais como teatro, dança, performance e oficinas com diversas linguagens.

2015: produção, organização e curadoria da Mostra Diversa Cultural, que ocorreu no centro cultural Badesc, em parceria com o Grupo Acontece LGBT e o PACT. A mostra agregou linguagens como literatura, música, fotografia e performances que permeavam os temas sobre sexualidade e cultural LGBT. Criação em parceria com os artistas Amanada Fontanella e Ricardo Melnick do espetáculo “Reputamancha Expressa”, apresentado na VI Mostra Acadêmica de Artes Cênicas UFSC e no projeto “Sol da Meia Noite”.

2016: produção e colaboração com a artista Daniele Viola no projeto “Para Além das Gaiolas” apresentado em 14/03/2016 na UFSC.

   Atualmente pesquisa e escreve um projeto de iniciação científica intitulado “Política corporal da performance nas discussões de gênero” que busca investigar as problemáticas relativas aos gêneros e suas implicações sobre o corpo físico com o objetivo de produzir um ciclo de performances que dialoguem sobre tais processos.

JOÃO PERALTA
Audiovisual
 

   Com formação musical em piano pela Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM), egresso da Escuela Internacional de Cine y Tv de San Antonio de los Baños (EICTV), de Cuba, e graduando em Cinema na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atua: como professor de piano e teorias musicais; na área de direção, roteiro, fotografia, edição, som e música cinematográficos; nas áreas de composição, arranjo e experimentação musical; e na pesquisa e extensão, vinculadas às instituições citadas, na área de Fotografia, Música no Cinema, Música e Saúde, e Sociologia Urbana.

   De 2009 a 2011, atuou como pesquisador e realizador documental no projeto, financiado pela Fundação Araucária, “Uma análise da relação entre segregação socioespacial e violência urbana na área conurbada da Região Metropolitana de Maringá”, fruto do qual foi vencedor do prêmio de Melhor Edição, em 2012, no 9º Festival de Cinema de Maringá, pelo curta documental “Violência – Expressão da Desigualdade Social”.

    De 2009 a 2012, atuou como integrante do projeto “Música e Saúde” (UEM) levando performances musicais de diversas formas, camerísticas e solo, a ambientes hospitalares da cidade de Maringá-PR. De 2010 a 2012 foi responsável pelo projeto de extensão “Música e Cinema”, da Escola de Música da UEM, com exibições cinematográficas com subsequente análise e discussão musical. De 2011 a 2012 foi monitor do projeto CINUEM (UEM), com exibições semanais de longa metragens e discussões de professores e pesquisadores convidados.

   Atualmente é bolsista do projeto FOTOCRIAS (UFSC), espaço de livre expressão fotográfica criado como projeto de pesquisa e extensão do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina, e atua na organização de encontros, eventos e oficinas para as comunidades acadêmica e externa.

 

Produções audiovisuais:

2009: Curta metragens. “SENHORA” – adaptação livre de José de Alencar. Como Produtor, Diretor, Diretor de Arte e Ator. (*)

2010: Curta metragens. “GOL” como Roteirista e Diretor. “Violência – Expressão da Desigualdade Social” (2010-2011). Como Diretor e Editor. (**)

2011: Curta metragens. “CANTO À PATAGONIA”. Para projeto CALEIDOCINE do Museu Dinâmico Interdisciplinar (UEM). Como Diretor, Fotógrafo e Editor.

2015: Curta metragens. “READYMADE MAN”. Como Diretor e Editor. “QUERO SER PROTAGONISTA”. Como assistência de foto e Compositor de trilha sonora. “AFOGO”. Como Compositor de trilha sonora Performances. “CORES AO AVESSO”. Com Caroline Serafim. Como Compositor e performer.

 

(*) Vencedor dos prêmios: Melhor Cenografia. Melhor Ator. Melhor direção. Melhor Filme do Festival de Curtas Marista, em 2009.

(**) Vencedor do prêmio: Melhor Edição do 9°Festival de Cinema de Maringá, em 2012.

OLIVIA DIAS
Produção
 

    Graduanda da 9ª fase de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Bolsista do programa Pedagogia do Teatro e Processos de Criação, coordenado pelo professor Dr. Vicente Concilio, onde já realizou as seguintes atividades:

2014: produção do II Cena Emergente, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Serviço Social do Comércio (SESC) Prainha – SC; produção do Grupo Ser Tão Teatro em duas apresentações do espetáculo Flor de Macambira na Udesc, em parceria com a Expresso Produções.

2015: produção, organização e acompanhamento da Oficina de Produção Cultural para Artistas com Mariane Feil realizada na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) nos dias 13 e 20 de maio de 2015; assistência técnica no 9º FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação, em parceria com Ivo Godois e Priscila Costa; produção e organização do III Cena Emergente, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Serviço Social do Comércio (SESC) Prainha – SC; apoio de produção no 12º Festival Palco Giratório em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC) Prainha – SC; produção e acompanhamento do III Cena Emergente em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Serviço Social do Comércio (SESC) Prainha – SC; apoio de produção no 5º Circuito Universitário em Cena (Floripa Teatro – 22º Festival Isnard Azevedo) com Luanda Wilk; apoio de produção na Semana 30 anos CEART com Giselle Bion.

2016: pré-produção do IV Cena Emergente em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Serviço Social do Comércio (SESC) Prainha – SC.

   Atualmente pesquisando e escrevendo o Trabalho de Conclusão de Curso (orientação: professor Dr. Vicente Concilio) que consiste em uma sugestão de estrutura básica de produção cultural, tal qual está sendo colocada em prática com os graduandos da disciplina de Direção Teatral (7ª e 8ª fase Licenciatura em Teatro/Udesc, ministrada pelo professor Dr. José Ronaldo Faleiro), com o intuito de contribuir no planejamento, desenvolvimento e encerramento do processo artístico ao longo do semestre. Também frequenta a disciplina de Produção e Divulgação Teatral do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ministrada pelo professor Dr. Rafael Luiz Marques Ary.

COLABORADORES
 
Alexandre Bogas - fotografia
Gabriel Guedert - operador de Luz do Departamento de Artes e Libras da UFSC
Laura Gedoz - fotografia
Rodrigo Garcez - professor de Performance/UFSC
 

© 2016 [ParaAlémDas] GAiOLaS. Criado com Wix.com

bottom of page